Impairment
Teste de Impairment: por que ele é tão importante para sua empresa?
Com o intuito de harmonização com as normas contábeis internacionais as IFRS, o Brasil criou a Lei 11.638/2007, complementar a 6.404/1976, e, consequentemente, estabeleceu os Comitês de Pronunciamentos Contábeis, nossos CPCs, para esclarecer e normatizar procedimentos.
Alguns deles dizem respeito aos registros decorrentes da gestão de ativos, e entre eles está o CPC-27, que trata do Teste de Impairment, ou em tradução livre, Teste de Recuperabilidade.
O teste verifica se os ativos da empresa estão desvalorizados, ou seja, se o valor contábil excede seu valor recuperável, sendo que o recuperável é o maior valor entre o Valor justo e o Valor em uso.
Logo, o Teste é uma determinação legal, para as empresas de mercado aberto, e uma necessidade para as demais, por se tratar de aderência às normas internacionais, trazendo a comparabilidade das demonstrações contábeis de forma efetiva, uma vez que é dado um tratamento uniforme para os registros do Ativo Imobilizado.
Por que contratar o Serviço de Teste de Impairment?
NORMAS CONTÁBEIS
Atender a Lei 11.638/07 e estar de acordo com os Pronunciamentos Contábeis Nacionais, incluindo padronização dos relatórios financeiros.
REGISTRO CONTÁBIL
Proporciona consistência das informações contábeis no que se refere a recuperação do valor investido.
AVALIAÇÃO
Definir procedimentos para que os ativos não estejam avaliados contabilmente por um valor superior àquele passível de ser recuperado por seu uso ou venda.