Inventário
Inventário Patrimonial: Por que devo fazer na minha empresa?
Os bens da sua organização. Você sabe onde estão? Com quem estão? Quanto custaram? Quanto valem hoje?
O Inventário é a resposta para essas perguntas. Traz as informações sobre a existência, a localização, os valores de aquisição e depreciação sofrida pelos bens de uma organização. É a representação do CONTROLE sobre o Ativo Imobilizado e é fator determinante na apuração dos resultados da organização, tanto nos aspectos financeiro e contábil, como no aspecto legal e de aderência a boas práticas de gestão.
Etapas do inventário patrimonial.
1. PLANEJAMENTO INICIAL
Consiste no levantamento das informações (diagnóstico da situação atual), análise das necessidades e definição do planejamento de trabalho com base nos serviços contratados.
2. INVENTÁRIO FÍSICO
Verifica a existência física dos bens e identifica os bens com etiquetas de patrimônio.
3. LEVANTAMENTO CONTÁBIL
Análise da base contábil do imobilizado, análise de saldos com o balancete, padronização de descrições e aberturas de notas fiscais (reconstituição contábil - se necessário).
4. CONCILIAÇÃO
O processo de conciliação físico x contábil tem como objetivo verificar se os bens encontrados fisicamente estão contabilizados e se os bens contabilizados existem fisicamente e estão operacionalmente ativos.
5. SANEAMENTO
Elimina as sobras contábeis e sobras físicas, analisando caso a caso as causas e buscando soluções.
6. IMPLANTAÇÃO DE NORMAS E PROCEDIMENTOS
Revisão das normas para controlar a movimentação dos bens, processos de imobilização, movimentações e desmobilização dos bens a fim de garantir a manutenção do controle do imobilizado.