Publicações

Faça o download dos nossos e-books e conheça a importância da Gestão do Ativo Imobilizado e seus benefícios, desde otimizar recursos, reduzir gastos e desperdícios até fortalecer a imagem da empresa, para que estejam alinhadas às estratégias de crescimento do seu negócio.

Gestão do Ativo Imobilizado

Além de ser um procedimento exigido por lei, a Gestão do Ativo Imobilizado traz diversos benefícios. Conheça as 12 razões para fazer a Gestão do Ativo Imobilizado na sua empresa e como vai refletir nos resultados o Controle Patrimonial. Acesse este e-Book completo para saber tudo sobre o assunto.

aPRESENTAÇÃO

Para ser bem sucedido na Gestão de Ativos Imobilizados, é necessário definir objetivos e Controles. Por isso desenvolvemos um e-book com a apresentação que você precisa conhecer e implementar na sua empresa. Com essa leitura, você conhecerá quais são os Ativos Imobilizados da sua empresa e entender as razões para sua empresa fazer o Controle Patrimonial.

Legislação / Normas contábeis

Lei 11.638 - Estende às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras

Essa Lei já foi instaurada no país há 10 anos, quando foi promulgada em 2007, mas o seu vigor total só teve início 3 anos depois, em 2010. A Lei representou um grande avanço no setor contábil, pois finalmente enquadrou o Brasil às Normas Internacionais de Contabilidade. Com a introdução da nova lei, a contabilidade brasileira sofreu uma grande mudança, e se tornou muito mais consistente.

Pronunciamento Técnico CPC 27 - Ativo Imobilizado

O objetivo do Pronunciamento Técnico do CPC 27 é estabelecer o tratamento contábil de reconhecimento, mensuração e divulgação de informações para os ativos imobilizados, de forma que os usuários das demonstrações contábeis possam discernir a informação sobre o investimento da corporação em seus ativos imobilizados, bem como suas variações.

Pronunciamento Técnico CPC 28 - Propriedade para Investimento

O objetivo deste Pronunciamento é identificar o imóvel (terreno ou edifício – ou parte de um edifício – ou ambos) caracterizado com Propriedade para investimento, que se refere ao ativo mantido pelo proprietário (ou arrendatário) para obter rendas ou para valorização do capital ou para ambas, e não para uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços, para finalidades administrativas ou para venda no curso ordinário do negócio. A propriedade para investimento é classificada no Ativo Não Circulante, subgrupo Investimentos.

Pronunciamento Técnico CPC 29 - Ativo Biológico e Produto Agrícola

O objetivo deste Pronunciamento é o de estabelecer o tratamento contábil e as respectivas divulgações, pertinentes à avaliação dos estoques dos ativos biológicos e dos produtos agrícolas, como parte do registro das atividades agrícolas.

Pronunciamento Técnico CPC 01 - Redução ao Valor Recuperável de Ativos

O principal objetivo do Pronunciamento Técnico do CPC 01 é definir procedimentos visando assegurar que os ativos não estejam registrados contabilmente por um valor superior àquele passível de ser recuperado no tempo por uso nas operações da entidade ou em sua eventual venda.

Pronunciamento Técnico CPC 46 - Mensuração do Valor Justo

O principal objetivo do Pronunciamento Técnico do CPC 46 - Mensuração do valor justos é o mesmo – estimar o preço pelo qual uma transação não forçada para vender o ativo ou para transferir o passivo ocorreria entre participantes do mercado na data de mensuração sob condições correntes de mercado.

ICPC 10 - Interpretação sobre o Ativo Imobilizado e à Propriedade para Investimento dos Pronunciamentos Técnicos CPCs 27, 28, 37 e 43

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis editou a presente Interpretação com a finalidade de tratar de alguns assuntos relativos à implementação inicial dos Pronunciamentos Técnicos CPC 27 - Ativo Imobilizado, CPC 28 - Propriedade para Investimento, CPC 37 - Adoção Inicial das Normas Internacionais de Contabilidade e CPC 43 – Adoção Inicial dos Pronunciamentos Técnicos CPCs 15 a 40.

Pronunciamento Técnico CPC 16 - Estoques

O objetivo deste Pronunciamento é determinar a forma de avaliação dos estoques adquiridos para revenda, dos mantidos para consumo ou utilização industrial ou na prestação de serviços, dos em processamento e dos produtos acabados prontos para a venda.

CONFIRA TAMBÉM NOSSOS ARTIGOS TÉCNICOS

Cadastre-se gratuitamente para receber nossos artigos, dicas e conteúdos exclusivos com prioridade.